Perfil da Região

O atual cenário econômico do Rio de Janeiro e do país apresenta novos desafios para as empresas, governantes, instituições públicas e cidadãos. É preciso ter uma direção muito clara a seguir para darmos início a um novo ciclo de crescimento no estado.

Um crescimento que virá por meio de estradas, ferrovias, portos e aeroportos com menor tempo e custos para o transporte de pessoas e mercadorias.

Um crescimento que contará com um mercado de trabalho mais flexível e adaptado à realidade do século XXI, onde a oferta de mão de obra está de acordo com as necessidades das empresas.

Um crescimento onde os impostos sejam justos, sem reduzir a competitividade dos produtos e serviços e
retornando em forma de educação, saúde e segurança pública de qualidade, resultados de uma gestão pública eficiente.

Onde as relações com órgãos públicos sejam menos burocráticas e orientadas à excelência naquilo que é
essencialmente o seu papel, estimulando a iniciativa privada e fortalecendo o seu protagonismo no desenvolvimento econômico e social.

Um crescimento que será construído em um ambiente onde as empresas possam focar no seu próprio negócio e competir de igual para igual no Brasil e no mundo.

Acesse abaixo o Mapa de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, estudo que reflete a visão do Sistema FIRJAN e seus associados, que acreditam que somente com uma indústria forte e o desenvolvimento equilibrado das regiões é que se terá um estado forte. Tem o objetivo de apontar os desafios reais a serem enfrentados e propor ações que permitirão superá-los, fazendo a transição entre o presente e o futuro. O objetivo é fazer do Rio de Janeiro o estado com o melhor ambiente de negócios do país.

Clique para saber mais.

O Mapa

O Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro 2016-2025 é um instrumento de planejamento e gestão desenvolvido pelo Sistema FIRJAN. Para cada desafio identificado foi elaborado um diagnóstico, formuladas propostas específicas e mapeadas as ações necessárias para viabilizá-las.

Todas as propostas do Mapa do Desenvolvimento surgiram de um amplo processo de escuta que mobilizou sindicatos e empresários de todo o estado. Por meio de pesquisa e reuniões, mais de 1.000 empresários definiram as questões mais relevantes à competividade da indústria e de sua cadeia produtiva.

As reuniões presenciais ocorreram nos Conselhos Temáticos e Conselhos Regionais do Sistema FIRJAN. Nos primeiros, os empresários definiram e detalharam as ações em cada um dos cinco temas a serem trabalhados. Já nos Conselhos Regionais, um grupo ampliado de empresários debateu e definiu as dez agendas regionais, que trazem as necessidades locais e permitem que o desenvolvimento aconteça de forma equilibrada em todas as regiões do estado.

Ao todo, são 46 propostas e 158 ações distribuídas nos cinco temas: Sistema Tributário, Mercado de Trabalho, Infraestrutura, Gestão e Políticas Públicas e Gestão Empresarial. Algumas dessas propostas serão executadas diretamente pelo Sistema FIRJAN e servirão como um orientador da oferta de serviços da FIRJAN, CIRJ, SESI, SENAI e IEL, com parceiros e instituições de referência, quando necessário.

Outras propostas dependem da atuação do poder público e, nestes casos, o Sistema FIRJAN atuará na elaboração de projetos, posicionamentos, desenvolvendo estudos e indicadores que possam conferir maior visibilidade às questões colocadas. Articulará de forma decisiva para que as propostas sejam efetivamente implantadas. O objetivo é nortear a tomada de decisão do poder público para que esteja alinhada com as necessidades da indústria.

Cada passo da atuação do Sistema FIRJAN e o andamento das propostas serão acompanhados sistematicamente. Internamente, o Mapa do Desenvolvimento será desdobrado na agenda de trabalho dos Conselhos Temáticos, de Representações Regionais e áreas técnicas do Sistema FIRJAN.

No entanto, poderão surgir novos desafios e mudanças de prioridades. Por esta razão, será realizada uma revisão anual das propostas, a partir da apuração dos avanços conquistados e tendo como base análises técnicas sobre o ambiente de negócios do estado do Rio e do país, permitindo que novos itens possam ser incluídos e outros possam ser reformulados ou mesmo eliminados, caso sejam considerados superados ou inoportunos diante de um novo cenário.

Essa evolução você vai poder acompanhar pelo site do Sistema FIRJAN. É a garantia de que o Mapa do Desenvolvimento seja, pelos próximos dez anos, a bússola que apontará o caminho para a mobilização e atuação empresarial, mantendo o foco no longo prazo, mas permitindo que as adaptações necessárias sejam feitas diante de mudanças no contexto econômico, social e político.

Será, portanto, um instrumento vivo e que ajudará a construir um Rio de Janeiro mais forte, com empresas mais competitivas e com o melhor ambiente de negócios do Brasil.