Voltar a notícias

Nova edição da ‘Cartilha de Acesso ao Crédito’ da Firjan

Cartilha de Acesso ao Crédito, elaborada pela Firjan, tem nova edição, com destaque para alteração das taxas de juros das linhas de crédito já existentes no mercado. O conteúdo apresenta as opções mais adequadas às necessidades da indústria fluminense, subsidiando os empresários quanto às melhores opções. A publicação trata das operações reembolsáveis disponíveis, com objetivo de atender a diversas finalidades, como Capital de Giro, Financiamento de Máquinas e Equipamentos, Crédito Rotativo, Antecipação de Recebíveis, Financiamento à Produção e Energia Solar.

FAÇA O DOWNLOAD DA CARTILHA AQUI

Eduardo Trotta, especialista de Suporte de Investimentos da Firjan, disse que o objetivo dessa atualização da Cartilha é informar os empresários sobre as alterações das taxas de juros cobradas nas principais linhas de crédito no mercado. “A questão é que as taxas já vinham mudando. O aumento constante da taxa Selic observado nos últimos meses afeta diretamente no custo de captação dos bancos, que acabam por repassar para os tomadores de crédito. O cartão BNDES, por exemplo, estava 1,55% a.m. e passou para 1,66% a.m. Agora com possibilidade de estabilização da Selic, a tendência é que as taxas permaneçam neste patamar nos próximos meses”, avalia.

A cartilha é um documento enxuto, no qual o empresário pode comparar as taxas de mercado para os diversos tipos de crédito em diferentes bancos. Instituições como AgeRio, BNDES e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) disponibilizam linhas desse gênero para pequenas, médias e grandes empresas, com características específicas.

O Núcleo de Acesso ao Crédito (Nac) está disponível para tirar dúvidas com relação às linhas de crédito através do e-mail [email protected].

Fonte: Firjan

Data: 13/03/2023