Voltar a notícias

Cerimônia marca posse da nova diretoria da AmCham Rio

Junto à celebração de 102 anos de fundação, a AmCham Rio promoveu, dia 16 de abril, no Hilton Copacabana, a Posse da diretoria. O evento, que apresentou o novo board de diretores para o biênio 2018-2019, recebeu o embaixador dos EUA no Brasil, P. Michael McKinley, o cônsul geral dos Estados Unidos para o Rio de Janeiro, James Story e o presidente executivo do grupo Globo, Jorge Nóbrega.

Sérgio Duarte, presidente do Siarj e vice-presidente do Sistema FIRJAN, estava entre autoridades, CEOs e executivos presentes no evento.

Pedro Almeida, presidente da AmCham Rio, destacou a singularidade do momento, um ano decisivo que exige ações planejadas e coordenadas. No âmbito carioca, instituições e entidades representativas já se articulam para impulsionar o estado. O discurso do presidente pautou a necessidade de continuar a agir e articular medidas que tragam melhorias a todos os níveis da sociedade. Segundo ele, a expectativa é de transformação no cenário econômico.

No ano passado, a AmCham Rio realizou uma série de ações a fim de atingir esse objetivo em diversos setores. Um exemplo foi o seminário que trouxe proposições de melhoria à segurança pública e contou com a participação do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e dos principais gestores da pasta. Para 2018, Pedro destacou algumas ações já realizadas pela AmCham Rio, como a missão empresarial em Brasília, que levou o comitê de Petróleo e Gás à reuniões com o Ministério de Minas e Energia, a Casa Civil, o Ibama e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o debate do setor elétrico sobre os desafios do uso de fontes intermitentes e no âmbito do turismo propostas de ações para fomentar o segmento no Rio de Janeiro, que incluem apoio ao open skies e ao visto eletrônico para norte-americanos. Além delas, ele destacou o documento de apoio e recomendações para que a Alerj internalize o Repetro.

Como uma das prioridades para o ano, o presidente reforçou o comprometimento da instituição nas eleições, marcadas para outubro. “A Amcham Rio irá se engajar profundamente nesse debate eleitoral com os candidatos para criar uma pauta propositiva que alinhe, de forma estratégica e viável, os interesses de investidores, empresários e do governo”, afirmou.

Em sua fala, Jorge Nóbrega destacou a defesa da democracia e das liberdades individuais. De acordo com ele, existe um compromisso do grupo Globo com o estado, uma vez que a maior parte dos empregos gerados por eles se encontra no Rio. “Gerar empregos e pagar impostos é nossa obrigação, porém acreditamos que nosso papel vai além disso, principalmente quando nos deparamos com as dificuldades que nossa sociedade enfrenta”, disse.

Foi com esse objetivo que lançaram o programa Reage Rio, em agosto de 2017. A iniciativa reuniu autoridades e representantes da sociedade civil para debater soluções para o Rio em seis áreas: segurança, economia, ética, mobilidade urbana, políticas públicas e turismo.

O grande desafio do programa é o estímulo ao entendimento e diálogo. Nesse sentido, as redes sociais têm um papel importante. No entanto, Nóbrega alertou para os “efeitos colaterais” do uso das redes sociais, como a hiperexploração da privacidade pessoal e as fake news e defendeu a regulação da internet.

O embaixador dos EUA no Brasil, P. Michael McKinley, citou a importância da atuação das câmaras de comércio no Rio de Janeiro e anunciou a vinda do vice-presidente Mike Pence, em maio, ao Brasil. A visita tem intuito de reforçar o compromisso dos Estados Unidos com a região das Américas.

James Story, que deixa o cargo de cônsul geral dos Estados Unidos para o Rio de Janeiro em junho, também acredita no estreitamento nos laços entre Brasil e EUA e acrescentou a atuação constante do Consulado.

McKinley considera que é um bom momento de crescimento global, tanto no Brasil quanto nos EUA. Para ele, é importante pensar propostas que ajudem o mercado a crescer. “Eu acho que haverá uma uniformidade de opinião e consenso sobre as reformas que ajudarão o mercado brasileiro a crescer”, ressaltou o embaixador.

Patrocinaram o evento na categoria master: Bradesco Seguros, Chediak Advogados e Med-Rio Check-up; Porto do Açu e PwC na categoria patrocínio; Prudential do Brasil como copatrocínio. E apoiaram: Hilton Rio de Janeiro Copacabana, Iberostar 70 Park Avenue, MJV Technology & Innovation e Tocantins Advogados.

Confira as fotos: http://bit.ly/posseamchamrio2018

Fonte: AmCham Rio